A SENMIN DA ÁFRICA DO SUL É O ÚNICO FABRICANTE LOCAL DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA A BENEFICIAÇÃO E FLOCULAÇÃO DE UMA VASTA GAMA DE DEPÓSITOS DE MINÉRIOS

Publicação do setor: Fabricação Digital – [foto e título por favor]
Publicação: African Business Review
Nome da Empresa: Senmin International (Pty) Ltd
Título : Senmin: Especialista de Produtos Químicos para Mineração
Escrito por : Kevin Doyle, Editor Sênior

Produzido por: Nizar Kanafani

Introdução: A Senmin da África do Sul é o unico fabricante local de produtos químicos usados na beneficiação e  floculação de uma vasta gama de depósitos de minérios.

Com uma história que data do início dos fins do ano de 1950, a Senmin International da África do Sul é um fabricante de produtos químicos para mineração e fornecedor de serviços. A Senmin é uma  subsidiária total da AECI International da África do Sul de produtos químicos específicos e  especialista em explosivos.

A Senmin mantém o seu escritório central em Joanesburgo e uma fábrica do mais alto nível em Sasolburg. Com um total de cerca de 400 trabalhadores, a companhia abastece, para além da África do Sul, a  Namíbia, Zimbabwe, Zambia, DRC e Botswana, e está a ramificar-se em Marrocos, Ghana, Tanzânia e Madagáscar.

No seguimento da fusão com a Chemserve em 2005, a Senmin foi adquirida pela AECI e é agora parte da companhia mãe Chemical Cluster que fornece materiais e serviços  a um vasto número de clientes. A Senmin lidera o caminho para a entrada da AECI em produtos químicos para mineração.

“O nosso maior mercado é presentemente a África do Sul , mas as nossas aspirações extendem-se para além das nossas fronteiras, nas grandes áreas de mineração, tais como:  a América do Sul e  Australasia”, diz o Diretor Técnico Dr. Patrick Dicks, possuidor de um PhD em Química Orgânica da Universidade de Port Elizabeth. O Dr. Dicks veio para a Senmin pela fusão com a Chemserve, depois de previamente ter trabalhado na empresa durante dez anos, e antes disso numa organização de pesquisas em mineração, nomeadamente MINTEK; também durante dez anos.

O Valor de Parcerias

O Dr. Dicks considera o pessoal da Senmim, com largos anos de experiência  e vastos conhecimentos, como o elemento chave que distingue a empresa dos competidores. A empresa providência treino completo e contínuo em todas as operações àqueles que vem diretamente dum ambiente académico. Isto faz parte da sua determinação em beneficiar a comunidade e a indústria de mineração em geral.

“Com a longevidade de serviço vem a familiaridade com a linha de produtos. Lealdade e um conhecimento profundo da indústria vem daqueles que têm vindo a operar dentro dela  por um bom número de anos. Desenvolve-se uma larga base de aplicação de conhecimentos  e quais os requisitos dos clientes. Desenvolve-se também uma amigável relação com os gestores sênior,” diz o  Dr. Dicks.

“Se uma matéria prima sofre um aumento de preço substancial e/ou se uma exigência técnica surgir, a Senmin está sempre disponível e pronta para ajudar. Nós estamos profundamente envolvidos com os nossos clientes à medida que progridem e as necessidades mudam”, explica o Diretor Técnico.

Operações

A Senmin opera um modelo de negócio de serviço completo no qual efetua uma auditoria inicial de segurança e providência os clientes com serviços de valor acrescentado, tais como gestão do processo, otimização do produto, atingir metas, avaliações estatísticas e validação de dados.

Os produtos da Senmin ajudam principalmente na beneficiação de platina, diamantes, carvão, ouro, urânio e minérios de metais de base. A maioria dos seus produtos são usados nos setores de flotação de espumas e no tratamento de resíduos da indústria de mineração.

O portfólio da companhia inclui coletores específicos de minerais thio líquidos, produtos químicos de formação de espuma mineral, depressantes para minérios não utilizáveis, espessantes para polímeros de poliacrimalidas  e modificadores de reologia polimérica de resíduos. A flotação de espumas é o processo de separação de minerais utilizáveis e não utilizáveis, e do material sem valor à volta ou misturado com o mineral desejado. O processo de floculação  faz a junção de pequenas partículas do mineral não utilizável e/ou concentrado final, e assim permitem a recuperação de um dos mais valiosos recursos, nomeadamente água, para ser re-usada no circuito de flotação.

O Dr. Dicks diz que o ambicioso programa de expansão da empresa abrangendo três fábricas em Sasolburg, é um lançamento de um audacioso projeto desenhado para melhorar a tecnologia e capacidade. Expressa não somente o compromisso da Senmin/AECI’s para com a indústria de mineração mas também a confiança no contínuo aumento de requisitos. Acrescentamos que a tecnologia se torna mais verde porque  o ambiente é o mais importante elemento nos nossos planos”.

“O Grupo AECI  tem uma tendência muito forte, como quase todas as empresas, para avançarem com o verde,  embora com um produto final que não é necessariamente um produto verde,”  diz o Dr. Dicks. “A fábrica de poliacrilamidas é a primeira no mundo numa escala industrial onde a biotecnologia está sendo usada no fabrico de poliacrilamidas. Para todos os fins, é uma fábrica de  zero efluente com um consumo de energia que é consideravelmente mais baixo do que com o corrente processo de catalista de cobre.”

Noutro exemplo de responsabilidade ambiental, a empresa fez uma mudança tecnológica no processo de fabricação de uma adicional e importante matéria prima usada na produção de xantato.

“Mudámos de um processo de enxofre de carvão para um processo de metano. Requisitos de emissões e energia foram substancialmente reduzidos. Presentemente a Senmin está a desenvolver  uma  “Análise do Ciclo de Vida” respeitante a este particular processo na Universidade da Cidade do Cabo.” Diz o Dr.Dicks.

A Senmin possui certificados de qualidade de sistemas de gestão ISO9000:2003 e 9001:2000, acreditação de cinco estrelas com prémio da NOSCAR de segurança em 2011 e ISO1400 e 1401 acreditações para gestão de ambiente.

A empresa também mantém controlo interno da sua cadeia de fornecimentos com toda a gestão de compras e logistica que se realizam em Sasolburg.

Visão do Futuro

Embora a dimensão dos recentes projetos de expansão venham provavelmente  limitar os gastos em  investimentos na compra de equipamentos no futuro próximo, a Senmin tem como certo a continuação da procura de oportunidades para expandir a sua linha de produtos para novos mercados com um plano bem estruturado.

“Nós enfrentaremos o que se nos deparar”. O negócio baseia-se presentemente à volta da indústria de platina. A empresa expandiu com um produto (xantatos) em três formatos, líquido, pó e grânulos. A produção de grânulos destina-se a satisfazer o mercado de exportação – e aí é onde o nosso crescimento ocorrerá,” conclui o Dr. Dicks.

Para mais informações clique aqui para nos contatar.